domingo, 21 de fevereiro de 2010

Felicidade: conceito individual ou universal??

Olá caros leitores,

Hoje pela manhã estava em casa com meus devaneios e comecei a pensar no significado de algumas palavras e dentre elas me surgiu o conceito de felicidade. Peguei o "Pai dos burros" para saber o que ele achava e eis que exprime: " 1- qualidade ou estado de feliz. 2- bom êxito; sucesso". Não satisfeita (pois assim como eu, o Aurélio tem dficuldade de falar de sentimentos), fui buscar no Wikipédia e leio isto: "A felicidade é uma gama de emoções ou sentimentos que vai desde o contentamento ou satisfação até à alegria intensa ou júbilo. A felicidade tem ainda o significado de bem-estar ou paz interna(...)"

Não, ainda não fiquei feliz com os dois conceitos e comecei a levá-lo ao campo real, das relações humanas. O engraçado que o mundo todo deseja um conceito de felicidade universal, onde todas as pessoas possam ser felizes e por conseguinte teriamos então a paz interna - ou "a paz mundial", como diria Miss Simpatia.

Mas dai eu viajei mais ainda e pensei, se cada um de nós fossemos uma célula, para formar o tecido todo que é o mundo, deveriamos querer basicamente as mesmas coisas. Então porque eu me felicito em passar de ano e o outro de largar a escola? Eu me contento com um mundo sem guerras e as empresas armamentistas , não? E extendo ainda mais... Por que, então, no começo de um relacionamento falamos "nós somos felizes" e quando terminamos "estou em busca da MINHA felicidade?

Seria então felicidade um conceito velado do egoismo? Não sei... Talez morra sem resposta. E tu achas que felicidade é universal ou individual?

Beijos e mordidinhas, caros leitores!

4 comentários:

Jule Santos disse...

Nikita, eu ia escrever um comentário, mas viajei tanto na maionese que so vou falar ue seu texto ficou bom. Parabéns!! rs

Andarilho disse...

vou partir do primeiro presuposto do aurélio: "qualidade ou estado de feliz".
feliz, do aurélio: [do latim felice] adj. 1.ditoso, afortunado, venturoso: 'é homem feliz; a sorte sempre lhe foi favorável','Se és feliz e o não sabes,tens na mão/o maior bem entre os mais bens terrenos'(Raul de Leoni, LUZ MEDITERRANEA,p.71). 2. contente, alegre, satisfeito: 'Viver feliz com os seus'. 3. que prosperou: 'prospero, é feliz nos negócios'. 4. que teve bom resultado:'bem sucedido, operação feliz'. 5.bem lembrado ou imaginado: 'bela combinação de cores'.6. abençoado, bendito.7. que denota, ou em que há alegria,satisfação, contentamento, ventura: 'tem um ar feliz','o eterno sonho da alma desterrada/ sonho que traz ansiosa e embevecida/ é uma hora feliz, sempre adiada/ e que não chega nunca em toda a vida'(Vicente de carvalho, POEMAS E CANÇÕES,p.3).
-
um tanto grande porém explanatório, vemos que diversas vezes a felicidade é explicada por si mesma, como estado de felicidade. agora falar que isso é individual ou universal depende de cada um, mas demonstrarei meu ponto de vista.
-
é impossivel alcançar um sistema no qual todos sejam 'felizes sempre', isso por que os anseios de cada pessoa e grupo e ator social são diferentes e na maioria das vezes conflitantes, basta ver o exemplo do seringueiro e do madereiro, os dois vivem da madeira, mas um a quer em pé e outro cortada.
nas relações humanda não ocorre tão diferente, ums querem crescer, outros querem curtir, outros estão nem ae, e para outros a felicidade depende de como esta o mundo.a verdade é que pode ser impossivel que todos sejam felizes sempre, mas é possivél ter um sistema em que todos podem estar satisfeitos com sua condição, basta entrar num acordo. na sociedade os diferentes grupos fazem acordos entre si para manter a ordem e coeção do todo, assim chamada 'felicidade da nação', e isso se chama politica my friend. nas relações humanas isso se chama "ceder na relação", isso ocorre entre namorados, entre empregados e empresas, e entre madereiros e seringueiros(uns só cortaram as arvores que não derem mais seringa), e isso só é possivél numa sociedade DEMOCRATICA.
pows tio, legal tua explanação, mas agora me fala uma coisa, e aquela menina que é 'toda toda' da escola que todo mundo quer?
ae meu filho vamos correr pelos caminhos de pursuit of happyness, ou, correndo atrás da felicidade.
a felicidade não é bem inalcançavel a todos, a felicidade pode até ser moldada socialmente, através de crenças e buscas filosóficas interiores(busca da felicidade interior), por vezes a religião ou crença política molda a sua crença de felicidade, as vezes você molda a felicidade sem a religião ou politica. agora chegamos ao ponto que eu queria chegar.
A FELICIDADE É MOLDAVÉL. você pode mudar o que representa felicidade em vocÊ todo o tempo, e isso pode ser compativel com o que os grupos acordantes querem(democracia lembra) ou não. mas o certo é correr atrás deste bem tão precioso, e talvez você, sim! vocÊ, descubra que sua felicidade é a felicidade de outra pessoa.

Comulot disse...

individual. tem gosto pra tudo.

Anddy Nurse disse...

Pra q esse jornal aih em cima? D:
O conceito de felicidade pode até ser universal, mas os caminhos para se chegar a tal "estado de espírito" é diferente pra todos. Como vc disse, pra vc felicidade é um mundo sem guerras, mas pras indústrias armamentistas não... Vai entender... =/