quarta-feira, 21 de julho de 2010

Espelho, espelho meu...

Olá caros leitores,

Hoje eu vou falar de um assunto que incomoda especialmente as mulheres, embora alguns homens já tenham se despertado para tal fato: Vaidade.

Quando eu estava num ônibus certa vez eu ouvi duas moças conversando, falando sobre tratamentos de beleza e uma tinha cabelos cacheados como o meu (e não deixei de reparar que o dela estava bem hidratado e arrumado) e a outra que era da Ditadura da Chapinha perguntou se o cabelo da outra era natural. O diálogo transcorreu mais ou menos assim:

- Seu cabelo é cacheado assim ou você faz alguma coisa?

- É natural, sim... Não uso chapinha nem baby-liss para modelar!

(Neste momento eu me pergunto: por que isso não acontece com o meu também? Holy Shit!)

- E o que você faz para ele ficar assim domadinho?

- Hidrato com um "EsbrebousNebrosMaoTseTung" de um creme lá 2x/semana e faz Selante de Vinho uma vez por mês (eita, não sabia que embebedando o cabelo ele ajeitaria. Hum... Danadinha). E também enrolo ele no dedo e deixo secar!

- Ah! Então seu cabelo é assim porque você enrola no dedo! Bem, então ele não é tããããão natural assim...

A outra meio envergonhada tratou de mudar de assunto e falar de esmaltes. E para o meu deleite eu pude descobrir que num era só lavar e deixar o vento secar, tinha que ter trabalho árduo. Coisa que eu não estava tendo no momento com os meus.

A bem da verdade não estou aqui para falar de cabelos chapados ou cacheados, mas sim da vaidade. Mas é tão abrangente que eu poderia acabar com os caracteres permitidos neste texto. Por exemplo poderia falar do medo da garota de assumir que o cabelo era fake, do seu regozijo em falar que cuida mais do cabelo do que talvez de outros afazeres, poderia fazer apologia e dizer que ela está certa mesmo e em contra partida poderia criticá-la por achar uma atitude fútil e blá blá blá...

Por mim, cada um faz o que bem entende do seu corpo... Afinal, ele é o seu templo, então que o adapte para se sentir da melhor forma possível. Aí, é que a estética entra. Um retoque aqui, uma malhada de lá não faz mal a ninguém. O problema é o exagero, isso que estraga tudo (sempre). Além de me deixar seriamente preocupada.

Por exemplo, eu fiquei sabendo - bem alienada do mundo por causa dos estudos - que a Sheyla Hershey (modelo brasileira que colocou 3,5L de solicone em cada mama) teve um problema de infecção bacteriana nas mamas implantadas e poderá perder o implante, bem como retirar o tecido mamário. Eu até entendo a realidade da moça, provavelmente ela deve ter sido uma desprovida de busto tanto quanto eu e quis dar uma turbinadinha... Deve ter começado com uns 200mL e ai foi aumentando, aumentando, aumentando... Até chegar aos 3,5L... Agora eu pergunto: 3,5L? Precisava realmente de tudo isso? Até que ponto esta vaidade maluca vale a pena? Causar dificuldade respiratória, má postura e dores nas costas, além de ... Sei lá deve atrapalhar numas coisas beeeeeem interessantes (papai em mamãe sem beijinhos provavelmente...). A troco de quê? Aparecer no guiness! É claro!

O problema, como eu disse, não é a Vaidade. Temos que cuidar do nosso corpinho, para ele durar muito e bem por anos a fio. O problema é o descontrole. E este descontrole faz o indivíduo perder a lógica e o pensamento objetivo. O que ele vira? Primitivo! A pessoa se mira tanto em ter implantes cada vez maiores e lábios mais carnudos que me lembra muito aquelas esculturas da era da pedra (não me pergunte se pedra lascada ou polida) que as mulheres eram representadas com mamas, barriga e coxas exageradamente grandes. Será que estas mulheres só prestaram atenção nisso na aulda de História? Sabe como é, né, isso é dado no início do ano letivo... Quando ainda temos saco de ouvir...

Por causa deste pensamento as mulheres vão se multilando! E rola aquela coisa de status competitivo do tipo: "meu peito é maior que o teu! Minha boca (de pato) é maior que a tua!". Coisa de criança. Novamente: Primitivo. Nem preciso comentar sobre anorexia e bulimia, não é? Garotas chegando no auge da perda da razão - nem preciso colocar a palavra Primitivo aqui... Ops! Saiu... - para ficarem que nem gravetos, chegando ao ponto de terem seus ossos finos como papel, seus músculos murchos, seus dentes caírem e não mestruarem. "Por quê?". Oras porque "a Barbie não mestrua, é magra e feliz!"

Eu preciso de lábios para basicamente comer e beber. Não para exibí-los como se tivessem sido picados por um enxame de abelhas africanas! Preciso de minha barriga como reserva de gordura para fabricar hormônios, não para ser portadora de úlceras e síndrome de má absorção. Que que tem de mal se teu busto cabe numa camisa P?! Ela precisa caber numa extra-mega-ninja GGG, só para tu te pareceres com uma personagem da Marvel? Acorda, garota, aquilo é tinta!

Beijos e Mordidinhas!

Um comentário:

Comulot disse...

Desde que vi esse post fiquei procurando algo a acrescentar. acho q só posso dizer q tu disseste tudo!