quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Anvisa debate proibição de medicamentos emagrecedores

Quinta-feira, 23 de fevereiro de 2011

"Brasília – A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) promove hoje (23) audiência pública para discutir a proposta de proibir a venda de inibidores de apetite que contêm sibutramina e dos chamados anorexígenos anfetamínicos, que têm em sua composição as substâncias anfepramona, femproporex e mazindol.

Durante a abertura do evento, o diretor-presidente interino da Anvisa, Dirceu Barbano, justificou a presença de homens da Polícia Federal no local, afirmando que o órgão recebeu ameaças em relação à realização do debate. Todos os convidados tiveram de passar por um detector de metais antes de ter acesso ao auditório onde ocorre a discussão.

A Anvisa defende que os riscos provocados pelos inibidores de apetite superam os benefícios ao pacientes. A medida, entretanto, não foi bem recebida por entidades que representam especialistas em obesidade. Eles alegam que o tratamento será prejudicado caso a proposta vire norma.

Participam da discussão, além da Diretoria Colegiada da Anvisa, representantes de profissionais de saúde e farmacêuticos e do Ministério da Saúde."

Fonte: JORNAL DO BRASIL (www.jb.com.br)


Minha opinião: sinceramente, acho que os membros desta discussão devem pensar nesta questão com cuidado. Parece que se esqueceram da máxima "cada caso é um caso". Concordo que existem perigos no uso, mas muitas vezes estes perigos são provocados pelos próprios médicos que prescrevem anorexígenos "a pedido" do paciente que nem é assim tão fora de forma. Lembrando ainda que a proibição das medicações fatalmente levará ao aumento das cirurgias de redução (Dá-lhe Capela!) e nem preciso citar a venda de medicamento sem receita pela internet... Claaaaro que os laboratórios tem interesses por trás, não devemos esquecer disso... Sabe-se lá quantos milhões estão envolvidos neste jogo.

Então, de forma resumida, minha solução seria parar com o mercadinho da sibutramina a torto e a direito, prescrever de acordo com os protocolos e refazer o estudo multicenter e ver se realmente os riscos superam os benefícios. E não me venham com este papinho de que "o paciente obeso por si só já apresenta risco para tomar sibutramina". Então quem vai tomar? Anoréxicas? Pensem, camaradas, pensem.

Beijinhos e mordidinhas, caros leitores!

2 comentários:

HelianaBastos disse...

Ei gatinha vampiresca.. atualizei meu blog... vê s epode VC reclamando que eu não tava atualizando.. levaste uma vida pra atualizar o teu..imagina quando ja estiver clinicando..hehehehe
bjos Flower ~*~

Comulot disse...

Uma atualização! meu deus!!! acho até que dessa vez vou ler antes de comentar ;)