quarta-feira, 19 de março de 2008

O Sistema

Após anos de resistências e desculpas resolvi aderir ao mundo dos bloggeiros, uma porque vi que eles são interessantes e outra porque sempre disse querer um assunto pitoresco para começar o meu. Eis a oportunidade.

Ontem, Paula, Jule e eu resolvemos "dar uma desestressada pós-prova", até aí tudo bem, resolvemos ir numa boate que havia sido reformada certo tempo atrás. Depois de comprar o ingresso ANTECIPADO (notem bem esta palavra, será muito importante na história) nos arrumamos e fomos ao bendito lugar. Após todas aquelas cerimônias de RG, entreguei o convite na mão de uma ATENDENTE (outro ponto X) das 4 do recinto.

A festa estava longe, mas muito longe de ser a minha festa preferida: sertanejo (nada contra Paula, mas tu bem conheces o meu estilo). Aproveitei do jeito que pude, ora rezando para cair uma bomba no palco, ora dançando e cantando as músicas conhecidas (tá no inferno...). Chegado o momento de ir embora o meu cartão e somente o meu cartão estava cobrando a entrada, esta comprada horas antes de eu sequer pensar em entrar na boate, ou seja, ANTECIPADA.

Após um diálogo muito "inteligente" com a atendente que me cobrava a entrada ela pergunta: "mas você não lembra para qual ATENDENTE você entregou o convite?", a primeira resposta que me veio na cabeça foi: "pro Papa". Mas como não podia perder a razão e a bem da verdade eu não lembrava com certeza da cara da menina eu falei que não sabia ao certo e apontei 2 possíveis pessoas e exclui com certeza as outras 2. Seguidas certas trocas de farpas, eu não aguentei: dei um murro no balcão o suficiente para as atendentes me olharem e o "Gerente do estabelecimento" (como ele mesmo se auto-definiu) chegar.

O melhor de tudo foi o gerente me explicando como funcionava o SISTEMA de contagem do lugar e ele falou que estava correto e que eu deveria pagar. Todavia, todo sistema tem uma falha, depois de encontrá-la, olhei para o gerente e falei +/- assim: "moço, tu estás vendo aquela câmera alí, não é? Eu sei que tu não tens acessso ao vídeo hoje, mas amanhã tu vais assistir esta fita e vai ver que eu entreguei o convite para uma dessas moças da portaria. Se por algum acaso eu não aparecer entregando o convite, tudo bem, eu venho amanhã aqui, afinal meu celular está no cartão de vocês, e pago o valor da entrada, pois esse valor não me fará ficar pobre. O que não é justo é eu pagar isso sem tu provares para mim que eu estou errada". Acreditem ou não eu falei isso sem gritar, espernear ou me estressar e por conta disso, ele achava que estava lidando com patricinha bobinha e ficava tentando me dobrar. No decorrer da conversa eu falei: "querido, você já viu todo o constrangimento que está me causando? Além de outros danos morais..." (e mais outras coisas que não lembro agora). Quando ele viu que eu não era acéfala (ser filha de advogado nessas hrs salva o couro), isentou a minha entrada.

Este grande preâmbulo foi para falar de uma palavrinha: Sistema. Este ser de outro mundo o qual nunca vimos, mas sempre ouvimos falar dele. O sistema está em todos os lugares do mundo moderno, seja na padaria que tu pagas com o teu cartão de crédito ou no lugares do mais alto gabarito. Os humanos dizem que o Sistema é baseado em tecnologia governada por humanos especialistas, no entanto quando o humano erra a culpa vai para o Sistema. Pobre Sistema, não tem o direito de se defender. Por quê ao invés de culpar o Sistema, o Homem especialista não assume sua falha? Em bancos, o Sistema fica fora do ar em sexta-feira às 15:00 ou em dias que o brasileiro tem que tirar o seu mísero salário para pagar as contas; nas lojas, o sistema não aprova seu crédito... E o sistema vai padecendo, padecendo... O que falta não é melhorar o sistema e sim, caros colegas, o Humano que lida com ele.

7 comentários:

Unknown disse...

Oi amiga!!!

Super legal, adorei o seu texto!!!

O cara quis enrolar logo a tchitchia nikitinha rapaz??? Tá malucooooo...

Beijossssss!

HelianaBastos disse...

o sistema tarda e falha...heheheh

tu chegast a ver aqle seriado do selton melo intitulado de o sistema? muuuuito legal...humor intelignete e de 1a categoria! enfim,a qstão toda girava literalemnte sobre esse monstro-burro-invisivel sistema.

agooora mana q eu daria tudo pra te ver murrando o balcão eu daria...e vale ressaltar q sendo um luxo cm tu és deves ter mnurrado com classe....hehehehehe

bjoookas
aparece no meu!

Unknown disse...

Pois é...
comentários à parte....+ essa P---- de Sistema tb me fez passar constrangimento parecido nesta semana, na pequena e calma cidade de Rio Claro.
Bom Nikitita, se querias fogo...aqui lá vai...rs (como mesmo disse: dar o 1º passo para o assunto se desenrolar certo?rs...pois então, vamos lá)...
Em uma viagem à trabalho na cidade de Rio Claro (até então acreditei possuir algumas corredeiras, algo do tipo..."radical"...pelo nome, acreditei ser sdugestivo...porém...), como já era tarde e, seguia de Limeira sentido à Bauru, e já eram 19:30h resolvi parar e procurar um hotel antes que fosse tarde d+ e tivesse de dormir no carro. Pois então, adentrei à pequena cidade, um pouco perdido devido a mesma possuir alguns semáforos demoraaaados (coisa de cidade pequena que quer mostrar para as maiores que possuem muitos veículos e que seu fluxo realmente é muito alto)até que encontrei um hotelzinho "marromeno" após várias tentativas de localização perguntando em três postos de combustível onde poderia encontrar um hotel, e os frentistas dizim: ..."Sôr pega Às derrreita, segue rrreto TODA VIDA...quebra às esquerda depois do viadurrrrto é só pegar a via do lado do MAC DONAL que o Sôr vai verrr o hotel"...Enfim...ao hotel cheguei, jantei e durmi tranquilo. O problema veio no dia seguinte, logo ao amanhecer...
Acordei por volta de umas 06:30h, tomei devidamente meu café da manhã e, como de costume, procurei o primeiro posto de combustível para abastecer o carro e seguir viagem...Aí começou o pega...
Como trablaho viajando o tempo todo, tenho um cartão corporativo da empresa, onde...todas as despesas em viagem são debitadas neste artão que já vai direto para a empresa...logo, vi de longe uma banderinha da MC no estabelecimento e resolvi adentrar para abstecimento.
Assim o feito, pedi que o frentista (ôoo raça...)completasse o tanque com álcool e verificasse a água e o óleo para mim enquanto eu calibrava os pneus...
ao terminar de verificá-los o mesmo olhou pra mim e anunciou o valor a ser pago...me dirigi até dentro do carro, peguei minha carteira, saquei o cartão e entreguei na mão dele dizendo: "Passe no crédito, por favor.."...
A criatura me olha dentro do olho e diz: "O SÔRR ME DESCURRPE, + TIVEMOS UM PROBLEMINHA NA AMQUININHA E NÃO VOU PODER ESTAR IMPRIMINDO SEU COMPROVANTE E TB NÃO VOU PODER PASSAR NO CARTÃO PQ ESTÁ FORA DO ARR"
Aí, como um belo discípulo do meu professor de Direito Comercial Prof Artur..hehe, olhei dentro do olho do cara e disse: "então, por favor, ou o SÔRR tira o combustível de dentro do tanque, ou me encaminharei direto ao procon, devido o SÔRR não ter me avisado antes de pedir que o SÔRR abastece meu carro...mais eu sabia que isso seria impossível...então pedi àquela insana criatura concebida por Deus...que me aguardasse por cinco minutos que, eu iria pegar o meu carro, me dirigir até o banco mais próximo, para sacar o devido valor e efetuasse o pagamento em dinheiro...
Com eu sabia que o TOSCO do frentista iria me solicitar algum documento, logo perguntei ao mesmo: "Estou ido até o Itaú, que fica na rua de trás, o SÔRR precisa que eu deixe algum documento?"
AÍ ELE RESPONDEU....(À princípio acreditei estar sendo testado por Deus..relamente eu não mereço tanto..mais ele disse, podem acreditar):
"Ah...o SÔRR pode deixar o cartão mesmo!!!" e deu aquela risadinha que só os frentistas sabem dar...tipo...problema resorvido...
Juro que contei até Dez de trás pra frente para não mandar ele me decifrar como eu iria até o banco sacar a quantia sem o cartão...pensei em falar algo do tipo: Defri-me , por favor, o enigma do saque sem oc artão no caixa eletrônico...mais não...eu simplesmente olhei pra cara o SÔRR... e disse ao mesmo que sem oc artão eu não sacaria a $$, e que eu deixaria o meu RG ocm ele...
Após 30 min perdidos do dia de trabalho, consegui ir ao banco, sacar o valro, voltar ao posto e pagar os R$54,00 mais trabalhosos de minha vida...e...detalhe
Esses frentistas tb não sabem a diferença entre Nota Fiscal e Requisição...
Ao em entregar a Nota Fiscal que eu havia solicitado, o cara me entregou uma requisição..aí eu disse pra mim mesmo: "Vom bora Vicente, que tem dias que a gente não tinha era de ter acordad..."!!!
Espero que tenham curtido a historinha...
Beijão Nikita!!!
Amo***
kkkkkkkkk
Vicente Domiciano
Supervisor de Vendas

Andarilho disse...

enfim, assumiu seu lado NEEEEEEEEEEEEEEEEERD!!!
huAHUAHuHAUhAUhaUhaUhAUHAUhAUHUAHUAH
brincadeiras aparte, texto muito inteligente, baseado em fatos cotidianos(por acaso meus preferidos: textos do tipo crônica), e com muuuuuita classe, como tudo que a mestra nikita-sama-san faz ^^v.
seu texto lembra muito de certa vez que li outro livro, no qual se falava o seguinte: No inicio o Homem era submisso a Deus, e toda a sociedade se organizava em volta da religão e seus conhecimentos, e tudo que ocorria no mundo de ruim ou bom era apenas vontade de Deus. O Homem desenvolveu o conhecimento ao seu redor, e dominou a ciência, então Deus foi esquecido e tudo era ciência, luz da ciência, e começou as correntes iluministas, até chegarmos ao niilismo(tudo eh o que é, ceticismo total), e tudo de bom que ocorria no mundo era beneficio da ciência, ou efeito maléfico da ciência. e em toda a história da sociedade humana, o humano pois a mão na cabeça e pensou que quem realmente muda o mundo é o homem. que quem erra é o homem. que nós somos a maquina que movemos o mundo.
"Errar é humano, botar a culpa nos outros é mais humano ainda"
- eis que o andarilho continua a andar, ver o mundo e suas peculiaridades é seu prazer, mas seu prazer maior é ver as pessoas crescerem e se tornarem cada vez maiores em espirito, grandes abraços à menina-cada-que-sempre-cresce-

Jule Santos disse...

Parabéns!!! Lindo, lindo!! rsrs Perfeito o texto de estréia...
É necessário um toque de dignidade para admitir o erro...
Bjooo

Comulot disse...

égua. esse povo escrevendo livros nos coments...
o teu profile ficou digno de uma medica.e o teu texto ficou legal. ainda mais a parte em q disseste q conseguiste dizer tudo aquilo sem perder a calma...hehehehehe
boa sorte nesse novo projeto e e sucesso nele e em todods os outros!
beijos

Funfas disse...

blog novoooo! pows sujeira nem avisa!!!